Cabazes de Natal: JP Terceira ajuda 54 pessoas a passarem um Natal mais feliz

A Juventude Popular da ilha Terceira, pelo sexto ano consecutivo, voltou a cumprir uma das suas atividades programadas: a confeção e distribuição de cabazes de Natal por famílias carenciadas da ilha Terceira.

Este ano, os jovens populares ajudaram 14 famílias (o maior número de cabazes alguma vez feito) abrangendo um total de mais de meia centena de pessoas de nove freguesias dos Concelhos de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória.

A distribuição dos cabazes foi feita no passado fim-de-semana por um grupo de “jotas” democratas-cristãos que depois de angariarem os bens, sinalizaram as famílias e foram até casa delas para lhes proporcionar “uma consoada digna e um Natal mais Feliz”, disse Rita Rodrigues, líder da JP/Terceira.

Em números, os cabazes de natal entregues pela Juventude Popular beneficiaram 14 famílias, num total de 54 pessoas (maioritariamente crianças), mas também idosos que vivem sós e com pensões muito baixas e idosos que vivem com descendentes portadores de deficiência.

A base dos cabazes foi variando consoante os casos de famílias com filhos menores, onde foram incluídos bens como papas ou cereais, tendo, no total, sido distribuídos 37 quilos de esparguete, outros tantos de arroz, 23 quilos cada de feijão e grão-de-bico, 23 meias dúzias de ovos, 40 litros de leite, 14 quilos cada de açúcar, batatas, cenouras e cebolas, 14 litros cada de azeite e óleo, 37 latas de atum e 37 frascos de salsichas, 35 packs de bolacha Maria, 14 pacotes cada de café, achocolatado e manteiga, 12 quilos de bacalhau e 10 quilos de frango.    

Rita Rodrigues salienta “o extraordinário espírito solidário” dos jovens do CDS-PP e de todos quantos colaboraram na elaboração dos cabazes, “pelo sexto ano consecutivo”, dando “um pequeno, mas valioso contributo para que as 54 pessoas que compõem estas famílias carenciadas da nossa ilha possam ter “uma consoada digna e um Natal mais Feliz”.

“É um tremendo orgulho e um grande privilégio poder fazer parte desta equipa”, acrescentou a Presidente da Comissão Política da Ilha Terceira, lembrando que para a angariação de bens para os cabazes a JP organizou nos últimos meses um evento de paintball, uma noite de São Martinho solidária e pediu donativos em géneros alimentares a muitos militantes e simpatizantes da JP e do CDS-PP.  

Recorde-se que, nos últimos seis anos, os jovens democratas-cristãos já distribuíram cerca de 7 dezenas de cabazes, beneficiando cerca de 300 pessoas dos dois concelhos da ilha Terceira.

 

Angra do Heroísmo, 21 de dezembro de 2016